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Unesp promove capacitação em Tecnologias de Informação e Comunicação

27/03/2013

A equipe multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância da Unesp recebeu, em São Paulo, docentes e alunos da graduação e da pós-graduação da Unesp para uma capacitação que visou orientá-los para o desenvolvimento dos projetos que utilizem Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como ferramentas de apoio ao ensino e pesquisa de forma complementar às atividades presenciais.

O coordenador do NEaD, Klaus Schlünzen Junior, abriu as atividades do primeiro dia com uma breve apresentação sobre o núcleo e os cursos que desenvolvem. Em seguida, o assessor e representante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) no evento, Sony Dias Bicudo, falou sobre a parceria estabelecida pela segunda vez entre os setores e a importância do trabalho que será desenvolvido em cada projeto.

Segundo ele, o NEaD tem representado para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação um grande setor de inovação, sobre o qual há interesse de ampliar cada vez mais estes laços. "As ações que estão sendo desenvolvidas neste momento tem uma característica bastante interessante, pois reúne pessoas envolvidas no trabalho com as TICs com o ensino, com a participação de corpo docente, alunos de pós e de graduação. Com isto, se fecha um ciclo muito importante e, por isto, a pró-reitoria apoia e incentiva estas ações".

Após as formalidades iniciais, foi iniciada a capacitação com uma palestra de Antonio Netto Júnior, que trabalha no setor de Normalização e Catalogação de Materiais do núcleo. Ele conversou com os participantes a respeito da Lei de Direitos Autorias, a proteção a obra, os tipos de materiais didáticos a serem produzidos e a publicação de materiais com o DSS (uma customização do software DSpace que permite o armazenamento, compartilhamento e preservação de conteúdo digital).

No período da tarde de atividades, os professores e alunos assistiram a uma apresentação sobre o Acervo Digital com o analista de sistemas Guilherme Lemeszenski, na qual foram explicadas as categorias do repositório e que tipos de conteúdos podem ser submetidos a cada uma delas, além da tecnologia utilizada para este trabalho.

Ainda, a equipe de produção e edição de videoaulas composta por Dalner Palomo, Roberto Rodrigues e Rodolfo Jaquetto destacaram a importância da produção de materiais em vídeo, deram dicas para a elaboração das aulas - desde a roteirização, gravação e edição final e equipamentos necessários para estas atividades - e também mostraram alguns programas de simples manuseio que podem ser utilizados pelos contemplados no edital para a realização destas tarefas.

Por fim, a designer instrucional Cícera Malheiro abordou o tema "Referências de Qualidade para a Educação e Distância", no qual tratou sobre a concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem, a importância de facilitar e mediar a interlocução entre professor e aluno na construção do conhecimento e as diferentes lógicas de produção, concepção, estudo, linguagem e controle de tempo na produção de material para a modalidade.

Segundo dia
Elisandra Maranhe iniciou o segundo dia de capacitação com uma palestra sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na qual explicou no que consiste, porque é usado, o que se espera e como funciona esta plataforma. Além disto, a designer instrucional conceituou as ferramentas de avaliação, usabilidade, informação e comunicação, e promoveu uma atividade na qual os professores e alunos foram inseridos em uma sala modelo de um curso a distância, onde puderam criar atividades e treinar a utilização dos recursos existentes.

Em seguida, a jornalista Soraia Marino falou sobre o uso da rede social Facebook como apoio a divulgação do projeto e aproximação entre docentes e cursistas, já que se trata da rede social mais utilizada no mundo e que, só no Brasil, possui mais de 30 milhões de usuários. Ela tomou como exemplo a construção de página institucional, sobre a qual relatou as possíveis funcionalidades, a importância e a responsabilidade de gestão de um perfil na internet, que tipo de informações e materiais podem ser publicados e deu dicas para o bom uso desde recurso.

À tarde, as designers instrucionais Fabiana Rodrigues e Lia Hiratomi falaram sobre o papel da profissão que exercem em cursos a distância, o alcance deste trabalho e a melhor forma de desempenhá-lo na construção dos projetos e mostraram como estruturar uma disciplina, construir uma agenda com a descrição das atividades da semana (individuais e em grupo) e forneceram exemplos destas tarefas.

Sobre esta palestra, a professora Vera Lúcia Capellini, coordenadora do projeto contemplado "Desenvolvendo talentos: alunos superdotados não notados", afirmou que a proposta apresentada sistematizou, de uma forma bem organizada, como planejar e gerir o curso. "Também foi importante poder estar junto aos outros docentes nestes dois dias para sabermos o que cada um vai desenvolver e assim, trocarmos experiências e dúvidas."

Para encerrar, o analista sênior do grupo de Tecnologia da Informação do NEaD, André Luís Ferreira, explicou a Sala Virtual da Unesp, que utiliza a tecnologia da ferramenta Adobe Connect para reuniões a distância, via rede, com o uso de um computador com webcam e microfone. Este recurso de comunicação e ensino, segundo ele, possibilita a comunicação em tempo real de grupos de pessoas, de uma forma simplificada e interativa, comandada por um moderador (o host) que prepara uma sala, convida e libera acesso de usuários, insere o apresentador (palestrante, professor, coordenador do projeto) e controla o bloqueio e a ativação de áudio e vídeo.

Ao final de todas as atividades, o coordenador do NEaD conversou novamente com alunos e docentes contemplados no edital para frisar a importância do conhecimento que será gerado no desenvolvimento dos projetos e lembrá-los que, ao invés de se buscar uma perfeição técnica de todo o processo, é preciso primeiramente construir um boa produção pedagógica. A atividade ocorreu nos dias 20 e 21 de março.

Soraia Marino, do Núcleo de Educação a Distância da Unesp.