Univesp

Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Universidade Virtual do Estado de São Paulo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP – foi criada na forma de um Programa, pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008, com foco na expansão do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Estado de São Paulo, através da ampliação do número e da abrangência geográfica das vagas ofertadas.

Para a consecução destes objetivos, além das três universidades paulistas – Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) – , conta-se com o Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza (Ceeteps) e a Fundação Padre Anchieta (FPA) como instituições parceiras.

Os cursos oferecidos pela UNIVESP seguem a modalidade semipresencial, com encontros obrigatórios e demais atividades desenvolvidas por meio de ferramentas digitais/virtuais que promovem ambientes colaborativos e cooperativos disponibilizados na internet, por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), programas da UNIVESP TV e videoaulas.

Além de cursos formais de ensino superior, a UNIVESP oferece também conteúdo de qualidade para a sociedade através de cursos livres, na linha do "conhecimento como bem público".

 

Fundação UNIVESP

Para ampliar a capacidade de atuação do programa, foi criada a Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo –  UNIVESP, pela Lei 14.836 de 20 de julho de 2012, assinada pelo governador Geraldo Alckmin.

A criação da quarta universidade pública paulista tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento das diferentes demandas por ensino superior do Estado de São Paulo. A proposta é que sejam oferecidos cursos próprios e em parceria com as instituições parceiras.

O Decreto 58.438 que aprovou o Estatuto da UNIVESP foi publicado em 10 de outubro de 2012.

A Portaria CEE-GP-120, que credenciou a UNIVESP ao Conselho Estadual de Educação (CEE), foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 23 de março de 2013.

 

Presidente

Carlos Vogt

Diretor Acadêmico 

Waldomiro Pelágio Diniz de Carvalho Loyolla

Diretor Administrativo

Márcio Luiz de Andrade Netto

 

Univesp TV

Univesp TV é uma das ferramentas de tecnologia de informação e comunicação da Univesp, e visa à formação integral do cidadão, oferecendo programação de apoio aos cursos da instituição, bem como conteúdo de qualidade para a sociedade em geral, na linha do “conhecimento como bem-público”.

A sintonia é através dos canais digitais da multiprogramação da TV Cultura. Em São Paulo, o canal é o 2.2. Santos - Guarujá, canal 3.2, Ribeirão Preto, 4.2. Campinas, 10.2, São José dos Campos, 27.2.

Assista também em www.univesp.tv.br e no canal da Univesp TV no YouTube.

 

Revista Pré-Univesp

Pré-Univesp – revista digital de apoio ao estudante pré-universitário – oferece conteúdo temático e mensal, focado nos grandes assuntos da atualidade, presentes também na matriz curricular do ensino médio e nas questões das provas de ingresso à universidade.

O objetivo da publicação é trazer conteúdo de qualidade e agradável voltado ao público pré-vestibulando, lançando mão de diversas mídias cabíveis na internet.

 

Livreto Univesp

 

Clique aqui para fazer o download.