Univesp

Como são os polos?

Como são os polos?

Além do ambiente virtual, a Univesp opera no Estado de São Paulo também por meio de polos presenciais para apoio pedagógico e acompanhamento de desempenho e avaliação dos alunos, instalados nos campi das instituições parceiras e em espaços físicos especificamente cedidos para esse fim por outras entidades públicas do Estado.

Os polos de cada curso são espaços para estudar, ler, fazer trabalhos, assistir aos programas televisivos, participar de atividades presenciais do curso e, porque não, encontrar os colegas de turma. Estes espaços físicos, dedicados aos alunos da Univesp, pretendem aproximar o aluno da vida universitária.

A quantidade dos polos depende de cada curso, já que cada um exige uma infraestrutura diferente. Os polos atendem aos requisitos de infraestrutura da Univesp: contam com salas para as atividades pedagógicas equipadas com TV e/ou projetor multimídia, aparelhos para recepção do canal digital da Univesp TV e computadores com acesso à internet.

Nas salas instaladas nos polos, os alunos se reúnem sob a orientação de um tutor para cada turma, sob a supervisão de um docente. Nos polos, é possível esclarecer dúvidas - nas atividades presenciais -, assistir aos programas transmitidos pela Univesp TV e realizar diversos tipos de atividades previstas no currículo dos cursos. Ali também são realizadas as avaliações presenciais, de acordo com cronograma e frequência previstos para cada um dos cursos.

Cada polo conta ainda com um monitor responsável pelas ações técnico-administrativas necessárias à manutenção da infraestrutura adequada para a realização dos cursos.