• pré-Univesp – No. 14 2011 – TICs e educação – Setembro de 2011

Veja as diferenças entre notebooks, netbooks, smartphones, tablets e e-readears

15/09/2011

Se há algum tempo atrás ter um computador portátil, o conhecido notebookera novidade, hoje os smartphones, os tablets e os netbooks suprem expectativas e necessidades muito maiores. Por serem equipamentos portáteis, conseguimos utilizá-los facilmente na rua, ônibus ou no trabalho. O mais interessante ainda é poder colocá-los no bolso e mochila, visualizar e enviar emails, acessar a internet e as redes sociais a qualquer hora e em qualquer lugar.

As vantagens são muitas, mas você sabe a diferença de cada um?

Notebooks

Os notebooks podem fazer praticamente tudo o que um desktop (computador de mesa) faz, com a vantagem de ser portátil e consumir menos energia. Nele é possível criar e editar vídeos e fotos, assistir filmes em alta definição e brincar com jogos para computador.

Netbooks

Os netbooks são menores que os notebooks, foram feitos para executarem tarefas simples, como checar emails, editar textos, navegar na internet e fazer apresentações leves. Suas vantagens são o peso e a resistência, um netbookcostuma pesar apenas 1kg e sua a bateria dura mais tempo, porque consome menos energia. Outra vantagem é que muitos aparelhos vêm com chip de telefonia móvel, o que possibilita acesso a redes 3G.

Smartphones

Smartphone é o nome dado ao tipo de telefone celular que incorpora tecnologias antes só vistas em computadores ou notebooks, como o acesso a internet, email e sistema operacional. Com o smartphone é possível sincronizar dados com o computador pessoal, ter acesso a internet e a redes sociais, jogos e utilizar Bluetooth e GPS. Os smartphones possuem teclado normal ou tela sensível ao toque. Muito prático, pode ser carregado no bolso, porém não foi feito para digitar grandes arquivos.

Tablets

Tablet é um computador em forma de prancheta eletrônica, sem teclado e com tela sensível ao toque. Todos os tablets vêm com conexão Wi-Fi e alguns também possuem conexão 3G. O foco dos tablets é a navegação na internet, pois é difícil trabalhar em softwares mais pesados como Photoshop. Com otablet além dos games você pode utilizar simuladores de guitarra até programas educativos.

E-readers

E-reader é um leitor de mídias digitais, podemos utilizar como exemplo os livros digitais chamados de e-books. O e-reader possui tela e-ink que facilita a leitura, pois não deixa a vista tão cansada como numa tela normal de LCD. Os e-readers tem a vantagem do peso, são super leves e de fácil locomoção. Outra vantagem legal é que o e-reader possui ferramenta de anotações que permite sublinhar ou rabiscar o texto sem qualquer tipo de alteração ao livro original.

Agora que você conhece todas as diferenças e funcionalidades é fácil escolher um aparelho que se adapte ao seu estilo e necessidade.

Do Portal da Juventude-SP com informações do Acessa Escola