• pré-Univesp – No. 14 2011 – TICs e educação – Setembro de 2011
Notícias

Fase final da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil traz 1,2mil estudantes de todo país à UNICAMP

29/09/2011

 

Após cinco etapas on-line e mais de 65 mil inscritos, 300 equipes finalistas foram convocadas para a última fase da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que acontecerá na Universidade Estadual de Campinas, nos dias 15 e 16 de outubro.  

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa inédita no país. Mais comum nas áreas das Ciências Exatas, a inserção do estudo da História em uma competição envolvendo estudantes do ensino fundamental e médio evidenciou uma imensa demanda reprimida por atividades nesse sentido. A Olimpíada acontece uma vez por ano e, em sua terceira edição, em 2011, contou com mais de 65 mil inscritos, com representantes de todos os estados do território nacional.

Envolvendo conhecimentos fundamentais para a formação, tanto científica, quanto cidadã do estudante, a Olimpíada Nacional em História do Brasil envolve as equipes em um estudo não apenas de conteúdo, mas de olhar e pensar criticamente a história.

O trabalho coletivo é um dos princípios da Olimpíada. Todas as suas fases são realizadas em equipes, compostas por três estudantes e um professor. As provas são estruturadas para serem realizadas em conjunto pela equipe e com consulta, favorecendo processo de aprendizagem dos conteúdos durante toda a competição.

A metodologia utilizada permite aos estudantes e professores trabalharem como historiadores, pelo contato direto com documentos históricos, imagens e informações que precisam ser analisadas e processadas. As respostas apresentam graus diferentes de acerto, demandando debate entre o grupo.

A utilização da internet é outro aspecto inovador do projeto, que possibilita a participação de um maior número de estudantes das redes pública e privada de todo país. A Olimpíada é composta por cinco fases pela internet e uma final presencial na Unicamp.

Nesta edição da Olimpíada, no dia 15 de outubro, cada equipe realizará em conjunto, mas dessa vez sem o professor, uma prova dissertativa. No dia seguinte (16 de outubro), serão conhecidas as 75 equipes vencedoras e entregues medalhas de ouro, prata e bronze, por autoridades das principais entidades ligadas à área de História, ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. Comporão a mesa de premiação: Prof. Dr. Edgar Salvadori De Decca (historiador e coordenador-geral da Unicamp), Prof. Sergio Gotti da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (SEB/MEC), Prof. Dr. Marcelo Knobel (Unicamp), Prof. Dr. Benito Bisso (presidente da ANPUH), Prof. Dr. Luciano Figueiredo (Editor da Revista de História da Biblioteca Nacional), Prof. Dr. Ildeu Moreira (Diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia e membro do Conselho Nacional de Política Cultural e do CTC da Educação Básica CAPES), além dos diretores do Museu Exploratório de Ciências - UNICAMP Prof. Dr. Marcelo Firer, Profa. Dra. Cristina Meneguello e Profa. Dra. Adriana Vitorino Rossi.

 

Programação

Dia 23 - Sábado - Dia da Prova

7:30 às 8:30 - Chegada das equipes ao Pavilhão Básico 2 - Unicamp

9:00 às 12:00 - Prova da Olimpíada, para os estudantes, e Palestra para os professores, no Centro de Convenções.

12:00 às 14:00 - Almoço

14:00 às 18:00 - Programação de lazer. Local: Ginásio Multidisciplinar - Unicamp

Dia 24 - Domingo - Cerimônia de Premiação

9:00 às 12:00 - Cerimônia de premiação e encerramento

Local: Ginásio Multidisciplinar - Unicamp

12:00 às 14:00 Recepção festiva e despedida

 

Assessoria de Imprensa do Museu Exploratório de Ciências

Painel pré-Univesp Cadastre-se

Cadastre-se e crie seu próprio arquivo de textos

Esqueceu sua senha?
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo - Rua Bela Cintra, 847 - 8º andar - Consolação - CEP 01415-903 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3218-5694